O legado de Fernanda Milanese: uma enfermeira que se tornou a primeira prefeita de sua cidade



Natural de Boa Esperança no Espírito Santo, Fernanda Siqueira Sussai Milanese não imaginava, mas no futuro marcaria a história de seu município ao se tornar a primeira prefeita de sua amada cidade. Desde criança, Fernanda participou de movimentos políticos e sociais com seus pais, uma vez que seu pai era um grande intusiasta da política.

Aos 14 anos, ela precisou se mudar para uma cidade distante para continuar os estudos e mais tarde, iniciar o seu curso superior. Foram 5 anos longe de casa, mas que trouxeram a Fernanda uma de suas maiores realizações, o tão sonhado diploma e sua formação em enfermagem. Agora formada, Fernanda retorna à sua cidade e começa exercer a sua profissão.

A medida que o tempo passava, Fernanda foi tempo cada vez mais certeza de que tinha escolhido a profissão certa. Sua dedicação e cuidado com os pacientes, tornaram a jovem enfermeira destaque na unidade de saúde em que trabalhava. Realizada no trabalho, o destino encaminhava uma grande surpresa na vida de Fernanda, foi quando ela conheceu Romualdo Milanese, por quem se apaixonou. Após um ano de intensa paixão, ambos sentiram que eram destinados um ao outro e decidiram selar o compromisso de união eterna em um matrimônio que daria início à construção de sua família.

Em 2008, Romualdo, apesar de nunca ter assumido um cargo como político, lançou sua candidatura à prefeitura de Boa Esperança. Durante a intensa campanha, Fernanda desempenhou um papel crucial, permanecendo ao lado de seu esposo, participando ativamente das decisões e oferecendo todo o suporte necessário. Após uma longa e árdua jornada de campanha, Romualdo conseguiu se tornar prefeito do município.

Agora como primeira-dama, Fernanda começa a sua participação na política de forma ainda mais ativa. Além de participar de todos os projetos de seu esposo no município, Fernanda se tornou mãe de sua primeira filha e passou a assumir a responsabilidade de cuidar exclusivamente do lar e da família.

Apesar da jornada cansativa e de muitas vezes ficar distante de Romualdo por conta de seus compromissos da prefeitura, Fernanda sempre apoiou o seu esposo. "Foi muito desafiador pra mim ser primeira-dama. Nesse período eu me tornei mãe e passei a me dedicar exclusivamente a família, sempre dando o suporte emocional necessário ao Romualdo para que ele pudesse exercer o cargo ao qual o povo de Boa Esperança o escolheu para exercer. Eu falava pra ele, pode cumprir a missão que a gente está firme aqui e casa, você pode ficar tranquilo."

Romualdo ocupou o cargo de prefeito de Boa Esperança de 2009 a 2016. Em 2020, decidiu concorrer novamente ao cargo do executivo municipal. Mais uma vez contando com o apoio integral de Fernanda, que liderou a coordenação da campanha, Romualdo foi eleito com quase 60% dos votos.

Apesar de ter conquistado a vitória nas eleições, Romualdo enfrentou obstáculos partidários que o impediram de assumir o cargo, resultando na anulação da eleição. Nesse contexto, surgiu a necessidade de escolher outro candidato para disputar as eleições. Dada sua influência e engajamento na política local, Fernanda emergiu como a principal opção cogitada pelo grupo para concorrer ao cargo nas eleições.

Nesse período de incertezas, Fernanda enfrentou um dos maiores desafios de sua vida. Sendo considerada o principal nome para disputar as eleições, Fernanda ficou apreensiva, pois era uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo, não tinha clareza absoluta sobre o caminho a seguir. Após muitas reflexões e orações, Fernanda finalmente tomou uma decisão.
Foi um momento muito difícil. Eu fiquei muito confusa. Orei muito e busquei muito a Deus nesse momento para que pudesse tomar a melhor decisão. Quando estava muito próximo de ser anunciado o nome de quem seria o candidato a prefeito ou prefeita eu fui na casa dos meus pais e conversei com eles sobre isso. Conversei mais com meu pai sobre o assunto e ele me encorajou muito. Eu lembro de uma frase que ele falou naquele dia que me marcou muito. Ele disse 'Minha filha não vai ser fácil, ninguém pode garantir nada a você, mas só os corajosos vencem, porque eles são os que tentam'. Naquele instante eu já sabia o que fazer e já saí da casa dos meus pais como pré-candidata a prefeita de Boa Esperança.
Com o apoio da família e do grupo político, Fernanda embarcou em sua nova jornada em direção ao executivo municipal, determinada a oferecer o seu melhor para se tornar prefeita. Com a tomada da decisão Fernanda recebeu diversas críticas e foi muito questionada por ser esposa do candidato anterior.
Quando eu anunciei a minha canditura as pessoas falaram: 'eu nunca faria isso com a minha esposa'. Para eles parecia que eu estava sendo obrigada a fazer aquilo. Parecia que eu estava junto com meu esposo fazendo aquilo a qualquer custo porque a gente queria o poder.
Após meses de intensa preparação, articulação e diálogo com a população, Fernanda alcança a vitória nas urnas, tornando-se a primeira mulher eleita prefeita de Boa Esperança com 3847 votos. No entanto, mesmo após sua eleição, as críticas, os questionamentos e as acusações persistiram. No entanto, o comprometimento de Fernanda com o município gradualmente começou a eliminar as dúvidas, permitindo que aqueles que questionavam sua capacidade vissem o verdadeiro propósito de sua gestão.
Diziam que eu sempre vou ser a 'laranja' do meu esposo. Eu resolvi não me vitimizar, não ficar falando isso o tempo todo porque eu achava que não era necessário. Quando eu assumi a prefeitura, uma das primeiras perguntas que me fizeram foi qual seria o papel do meu esposo na gestão. Eu respondi que o Romualdo vai cumprir um papel o qual eu cumpri muito bem por oito anos quando ele esteve como prefeito, que é apoiar e segurar na minha mão, e assim está sendo. Ele é o meu maior líder político, o meu maior parceiro. É com ele que eu comemoro, é com ele que eu choro. É com ele e nossa família, a minha maior inspiração.
Fernanda é mãe da Lara, sua filha do coração, da Maria Fernanda, do Pedro Antônio e da Helena Maria. Apesar da sua rotina agitada, Fernanda encontra grande satisfação em seu trabalho na gestão municipal. Seu desempenho vem recebendo amplo reconhecimento não apenas por ser a primeira mulher a liderar o executivo municipal, mas também pelos inúmeros projetos e obras realizados ao longo de sua gestão.
Nós mulheres precisamos ocupar o espaço que já é nosso. A gente precisa entender que já é nosso, a gente só tem que nos enxergar como pessoas que realmente vão dar conta. A gente precisa enxergar as nossas potencialidades.
A mulher que entra na política ela muda. A gente muda completamente a forma de pensar, de ver o mundo. Quando um grupo de mulheres entra na política não só as mulheres mudam, mas a forma de fazer política muda.
Foto: Reprodução/Redes sociais

Foto: Reprodução/Redes sociais


Foto: Reprodução/Redes sociais

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato